Erlita Freitas sugere elaboração de um censo cultural visando a promoção da Arte

21 de fevereiro de 2019 às 10:01

A vereadora Erlita Conceição de Freitas (PT) apresentou na manhã desta quarta-feira (20/02) durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, a Indicação nº 31/2019, sugerindo ao prefeito municipal que mobilize esforços junto a Secretaria Competente, para que seja elaborado um censo cultural no município de Teixeira de Freitas.

Erlita Freitas explica que o censo cultural possibilita um mapeamento dos indivíduos artísticos culturais do município e também dos distritos, contemplando além das linguagens tradicionais de expressão cultural (música, arte visual, teatro, dança e literatura), os agentes de culturas populares como artesanatos, Folia de Reis, Bate Barriga, Samba de Roda e outras manifestações artísticas.

Ao fundamentar sua proposição legislativa, a vereadora lembra que “há muitos artistas em Teixeira de Freitas, inclusive premiados e de expressão nos cenários estadual, nacional e até internacional, como os artistas plásticos Irley Silva e Gilberto Bahia. Por isso, a necessidade de tomar conhecimento a respeito desses artistas, a fim de promover a estruturação do segmento, através de editais, que não só tem o objetivo de fortalecer e impulsionar tais atividades, mas também a mobilização, organização, cooperação, e comercialização de suas produções”. (Por Andressa Lima).