Entre moções, projetos, defesa dos animais e requerimentos, Sessão Ordinária desta Terça (22) registra momento histórico

23 de agosto de 2023 às 17:10
Imprimir

Na noite da última terça-feira (22), os vereadores de Teixeira de Freitas se reuniram para mais uma Sessão Ordinária. Exceto em casos especiais como recesso, dados especiais ou eventos inesperados, essa reunião ocorre semanalmente, todas as terças-feiras, no Plenário Francistônio Pinto, a partir das 19 horas. A sessão é transmitida ao vivo pela Rádio Câmara FM (90,9) e pelas mídias sociais da TV Câmara online, permitindo que toda a comunidade acompanhe os acontecimentos.

A condução da reunião ficou a cargo do presidente da Casa Legislativa, Uivanthê Brito, conhecido popularmente como Tequinha Brito. Em sua abertura, Tequinha destacou a presença de figuras políticas importantes no plenário, incluindo ex-vereadores como Sargento Berg, Gildásio Mendes, Marta Helena, Agnaldo da Saúde, João Miranda, além das Senhoras Maria de Lourdes S. Oliveira, viúva do ex-vereador Genivaldo Bispo, e Sueli Santos Pereira de Souza, viúva do ex-vereador Luiz Henrique Ressurreição de Souza (Lula).

No início do pequeno expediente, o presidente da Câmara chamou o vereador Ronaldo Cordeiro para realizar a leitura de um trecho bíblico e orientou os presentes a se levantarem em sinal de reverência à Palavra. Ronaldo leu alguns versos do Salmo 37.

Em seguida, Tequinha chamou os ex-presidentes da Câmara de Teixeira de Freitas, Caio Checon, Gildásio Mendes, Marta Helena e Agnaldo da Saúde, para compor a mesa principal.

Após esta introdução, o presidente deu continuidade aos procedimentos usuais, solicitando a aprovação da ATA anterior e submetendo a Ata do dia 20 de junho de 2023 à apreciação e votação do plenário. “Uma vez que a ATA da Reunião anterior foi previamente disponibilizada aos vereadores, submeto a Ata do dia 20 de junho de 2023 à avaliação e votação do plenário”, declarou Tequinha Brito.

Com a ATA aprovada, o segundo secretário Lucas Bocão realizou a leitura do expediente. O vereador Marcelo Teixeira , então,  solicitou uma intervenção para corrigir uma informação equivocada em relação ao Projeto de Lei do Legislativo nº 79, cuja autoria estava, segundo ele,  incorreta.

Devido a um imprevisto, o primeiro secretário Joris Bento Xavier chegou com um pequeno atraso e pediu que Lucas Bocão continuasse a secretariar o evento. Lucas, com dúvidas sobre a forma certa de atuar nestas situações achou por bem que o primeiro secretário conduzisse. Graças à intervenção do jurídico da Casa Legislativa, Lucas Bocão entendeu que era certo, ele mesmo prosseguir concordando então com o que havia solicitado o primeiro secretário Joris de Gel.

Terminada a primeira etapa da reunião, o presidente da Casa, Tequinha Brito devolveu a palavra ao Mestre de Cerimônia Cícero Dantas para que este procedesse com a entrega das Moções para as pessoas agraciadas em decorrência de uma história pessoal voltada para a prestação de serviço ou feitos notórios, inspirando assim a comunidade em direção a comportamentos semelhantes.

O vereador Marcelo Teixeira, prestou homenagem a Reginaldo Oliveira (Professor Régis) que se destaca na área Educacional e Esportiva.

O vereador Bruno Barbosa prestou homenagem a Senhora Eurídes dos Santos Souza, servidora antiga da Câmara Municipal. A presença dos ex-presidentes da Câmara e das esposas dos presidentes falecidos se deu em decorrência do convite da homenageada. O momento histórico de grande representatividade foi registrado.

O jovem talento do esporte teixeirense, o tenista Théo Andrade Botelho, foi homenageado pelo vereador Mateus Guerra, que destacou a trajetória vitoriosa do atleta em nível nacional.

Ainda no pequeno expediente, apelando para a autoridade do Regimento Interno da Casa, Tequinha Brito concedeu ao senhor Marcos Dal Belo, o tempo de 7 minutos para dissertar na tribuna sobre a atuação da polícia Civil enfocando a prevenção e combate aos maus tratos em animais.

Após o discurso de Marcos Del Belo, o Presidente fez a transição para o grande expediente onde franqueou a palavra aos vereadores inscritos. Fizeram uso da tribuna os vereadores Coutinho, Antônio Marques, Bernardo Cabral, Marcos Belitardo , Carmino Santana, Ailton Lacerda , Ailton Cruz, Lucas Bocão, Joris de Gel, Marcelo Teixeira, Bruno Barbosa, Ronaldo Cordeiro, Mateus Guerra, Luizinho e Tequinha Brito.

Ao final, além das Indicações, Pedidos de Providência, Moções e Requerimentos, 13 Projetos de Lei foram deliberados. O resultado da votação pode ser conferido na matéria enfocando a aprovação dos projetos apresentados na Ordem do Dia.


Registrado em:
Compartilhar:

Relacionadas