Encontro em prol das bacias hidrográficas reúne autoridades e especialistas em Alcobaça
Se sediou na última terça-feira, dia 10 de julho, na Câmara Municipal de Alcobaça, um encontro onde se objetiva promover o salvamento das bacias hidrográficas do Rio Alcobaça. A reunião contou com diversas autoridades, entre as quais a vereadora Erlita de Freitas (PT) representando o Poder Legislativo Teixeirense; José Arcângelo Depizzol, secretário Municipal do Meio Ambiente de Teixeira de Freitas; Jackson Lacerda, secretário Municipal do Meio Ambiente de Alcobaça; A professora mestra Ana Odália, titular da Universidade Estadual da Bahia e presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Alcobaça; representantes da Embasa, da usina Santa Maria e do INEMA, analistas ambientais e cidadãos da cidade de Alcobaça. O projeto que tem sido desenvolvido ao longo dos últimos 16 meses conta com as seguintes fases;
– tratamento jurídico dos recursos hídricos
– planejamentos científicos
– relatórios técnicos
– captação de recursos para formatar o projeto de revitalização de nascentes e todo o leito do rio Alcobaça.
Começa a fase inicial do projeto onde de fato põe-se em prática o planejamento da revitalização do rio Alcobaça. Entre as diversas deliberações do encontro houve parte do planejamento estratégico da logística para organizar a expedição ao Rio Jucuruçu e articulações para organizar a plenária do FBCBH (Fórum Baiano de Comitês de Bacias Hidrográficas) que acontecerá em Teixeira de Freitas nos dias 16 e 17 de julho de 2018, na UNEB – Universidade do Sul da Bahia, Campus X, bem como os preparativos para uma conferência com data prevista para 21 de setembro em Teixeira de Freitas com a participação do Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia e da Agência Nacional de Águas para formular o projeto de captação de recursos para se revitalizar o rio Alcobaça da nascente a foz.
Já foram realizados entre reuniões técnicas e seminários, 11 encontros preparatórios e um Simpósio . O programa reúne as Câmara Municipais de Teixeira de Freitas, Alcobaça, Medeiros Neto, Itanhém, Mucuri, Umburatiba, Machacalis, Santa Helena de Minas, Águas Formosas, Felisburgo e Fronteira dos Vales. (Por Alexandra Silva).