Documentário com imagens das décadas de 70 e 80 de Teixeira de Freitas é apresentado pela TV Câmara
A TV Câmara de Teixeira de Freitas, emissora do Legislativo, produziu um importante documentário em homenagem aos 38 anos de emancipação política de Teixeira de Freitas. O vídeo retrata a história do desenvolvimento do município, apresentando imagens antigas e atuais de vários pontos da cidade.
“No ano de 2021, ainda quando estava entre nós, o jornalista Ramiro Guedes gravou um documentário que continua muito atual; conseguimos naquele ano, imagens de película, das décadas de 70 e 80 de Teixeira de Freitas”, explicou Cícero Dantas, diretor da TV Câmara.
De acordo com Cícero, a idealização da filmagem foi de Ramiro Guedes, jornalista e grande personalidade da cultura teixeirense, falecido em 2021. Para o diretor, apresentar o documentário neste momento, é uma forma de homenagear não apenas o aniversário do município, mas também, este importante incentivador do desenvolvimento cultural de Teixeira de Freitas, que foi Ramiro Guedes.
No documentário, é possível conhecer a história do início do desenvolvimento do município, desde quando os primeiros barracos começaram a surgir nesta parte do Extremo Sul. Curiosidades, como os primeiros nomes que a cidade recebeu, também são apresentadas na produção. Quem poderia imaginar que Teixeira de Freitas já foi chamada de Perna Aberta, Barro Vermelho e Tira Banha, por exemplo?
Além disso, são pontuados os motivos do rápido desenvolvimento econômico e populacional que aconteceu no município, que no começo da década de 80, chegou a ser um dos maiores povoados do mundo. O crescimento de Teixeira de Freitas após sua emancipação política, que se deu em 9 de maio de 1985, também é abordado na produção.
Com imagens dos primeiros comércios abertos na cidade, o vídeo busca demonstrar o percurso atravessado para que Teixeira de Freitas tenha se tornado referência no setor, sendo, hoje, o centro de abastecimento dos municípios circunvizinhos e uma grande força econômica para o estado.
Ainda com o intuito de homenagear a cidade por seu 38º ano de emancipação política, a produção é finalizada com a apresentação de uma música, de autoria do diretor da Rádio Câmara, Patrik Reis. A composição trata da identidade populacional do município, que, além dos seus filhos legítimos, tem como característica marcante o acolhimento a pessoas que aqui chegam, em busca de oportunidade de trabalho e estudo, e, ao passo que alcançam o próprio desenvolvimento pessoal e profissional, também contribuem para o desenvolvimento de Teixeira de Freitas. Imperdível!