Dia Mundial da Síndrome de Down é celebrado com evento na Câmara Municipal

22 de março de 2022 às 11:05

Aconteceu, na tarde desta segunda-feira (21), no plenário da Câmara de Vereadores, um encontro da comunidade Down de Teixeira de Freitas, para celebrar o Dia Mundial da Síndrome de Down. O encontro contou com a participação de pessoas portadoras da síndrome de Down e, também, com pais, familiares e amigos.

Acompanharam o evento os vereadores Mateus Guerra, Luciano Sales, Bruno Barbosa e Lucas Bocão, onde, em momento oportuno, usaram a tribuna da Câmara para expressarem o apoio à comunidade Down e elogiarem a iniciativa do evento.

Apresentações culturais, sorteio de brindes e palestras voltadas para o tema do Dia Mundial da Síndrome de Down foram realizados durante toda a tarde na Câmara de Vereadores, e, em vários momentos, as pessoas presentes se emocionaram com testemunhos e relatos de familiares e amigos da comunidade.

É importante ressaltar que o Dia Mundial da Síndrome de Down, comemorado em 21 de março – o dia 21/03 foi intencionalmente escolhido para representar a triplicação do 21° cromossomo humano, que é a causa da síndrome – é reconhecido pelas Nações Unidas desde 2012. A data tem o objetivo de estimular a conscientização global sobre a vida das pessoas portadoras da síndrome, além de marcar a luta pela garantia de que elas tenham liberdade e igualdade de oportunidades, na sociedade em que estiverem inseridas.

✍️ Pollyana Teixeira
✍️ Sammy Chagas