Despedida de um Líder: Velório de Dr. Wagner Ramos de Mendonça reúne autoridades e populares na Câmara Municipal de Teixeira de Freitas

17 de maio de 2024 às 09:33

O corpo do ex-prefeito de Teixeira de Freitas e médico, Dr. Wagner Ramos de Mendonça, está sendo velado na Câmara Municipal, onde recebeu a visita de populares e diversas autoridades políticas, empresariais, civis e militares. O cortejo fúnebre percorrerá a cidade, na manhã desta sexta-feira (18/05/24), com o corpo sendo transportado em um carro de bombeiros. O corpo será cremado.

Dr. Wagner faleceu por volta da meia-noite desta quarta-feira (15), em Salvador. Nascido em Douradoquara/MG, ele chegou a Teixeira de Freitas em 1979, ao final de sua residência médica, para trabalhar no Hospital Sobrasa, adotando o município como sua nova morada. Casado com a bioquímica Vera Castro, conhecida como “Dra. Vera Mendonça”, o casal teve três filhos, dos quais dois seguiram a profissão do pai: Juliana e Victor. Com um estilo único de atendimento, Dr. Wagner conquistou uma legião de admiradores, que mais tarde o encorajaram a ingressar na vida pública.

Na quinta-feira, a família enlutada recebeu as condolências de amigos e admiradores do líder político, que é considerado até hoje um dos melhores prefeitos de Teixeira de Freitas e um excelente médico. Sua atuação na cidade é vista como um divisor de águas. Ações inovadoras no setor sanitário e uma fiscalização rigorosa proporcionaram maior segurança ao consumidor, especialmente em relação à carne in natura e de sol, que antes frequentemente apresentavam problemas sanitários. Ele também é lembrado por sua responsabilidade em pagar servidores e fornecedores pontualmente, contribuindo para a saúde econômica do município.

Durante sua gestão, o cuidado com as praças da cidade era constante. A Praça da Bíblia, em particular, tornou-se um centro de manifestações culturais e eventos ecumênicos e evangélicos. Empreendedores individuais ocupavam toda a praça, e bandas seculares e gospel se apresentavam com frequência. Outras atividades culturais, como peças de teatro educativo e cursos diversos, também eram comuns, promovendo uma cidade vibrante e culturalmente ativa. A infraestrutura da cidade também foi significativamente melhorada, atraindo pessoas de toda a região. O lema de Wagner, “dedicação, amor e perseverança em tudo que faz é a chave para ser feliz e amado”, foi refletido em sua gestão e é lembrado por todos.

As lembranças de sua dedicação e amor pela cidade estavam presentes nos corações de todos que compareceram ao velório. O corpo de Dr. Wagner chegou a Teixeira de Freitas ainda na quarta-feira, e o velório de corpo presente ocorreu durante todo o dia de quinta-feira (16). As homenagens abertas ao público encerraram-se às 14 horas, mas populares e autoridades continuaram a chegar à Câmara até às 20 horas do mesmo dia. Às 15:30, a Loja Maçônica Redenção Extremo Sul rendeu uma homenagem ao médico e líder político, enchendo novamente o Plenário Francistônio Pinto. Às 16:20, foi realizado um culto ecumênico, seguido de uma Missa de Corpo Presente às 17 horas.

Neste momento de luto, Teixeira de Freitas despede-se de Dr. Wagner Ramos de Mendonça, um homem cujo legado de serviço e comprometimento permanecerá vivo na memória de todos que tiveram a honra de conhecê-lo e na cidade que ele tanto amou e serviu.