Coronavírus: Câmara Municipal suspende participação do público nas sessões plenárias em Teixeira de Freitas

17 de março de 2020 às 18:34

Os vereadores da mesa diretora da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas se reuniram no final da tarde desta terça-feira (17/03) para deliberar sobre as futuras providências em prevenção as infecções por coronavírus que causam doenças respiratórias semelhantes a um resfriado comum que vem incomodando o mundo e nesta sexta-feira (17) o estado de São Paulo registrou a primeira morte por coronavírus no Brasil. Mais cedo, no auditório da CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas, o prefeito Temóteo Brito (PP) reuniu seu secretariado, autoridades ministeriais, militares, educacionais, da saúde pública, representantes de entidades públicas e privadas para discutir a gravidade do problema e que medidas adotar nestes próximos dias.

No final da tarde desta terça-feira (17), o presidente da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, vereador Ronaldo Alves Cordeiro (PSC) convocou a mesa diretora composta pelos demais vereadores, 1º vice-presidente Wildemberg Soares Guerra, o “Sargento Berg” (PSDB); 2º vice-presidente José Bernardo Gomes Cabral (PSD); 1º secretário Ailton Lacerda Ferreira (PSC) e o 2º secretário Leonardo Feitoza da Silva, o “Leonardo do Sindicato” (PC do B), onde se deliberou que a sessão desta quarta-feira (18) acontecerá sem a participação do público e a recomendação é que à população acompanhe a reunião plenária pela transmissão ao vivo da Rádio Câmara 90,9 FM e pela TV Câmara Online.

O presidente Ronaldo Cordeiro deve assinar um ato com anuência dos demais membros da mesa diretora na manhã desta quarta-feira (18), estabelecendo que o acesso do público deverá ser restringido nas sessões plenárias a partir de agora por pelo menos até o final de março para evitar aglomeração de pessoas. O funcionamento da casa também será reduzido em 70% e o atendimento ao público ficará suspenso temporariamente. A Câmara Municipal trabalhará neste período equivalente aos próximos 15 dias com apenas 30% do seu pessoal em escala de revezamento e os gabinetes dos vereadores estarão fechados parcialmente, pois a equipe também será reduzida -, a medida visa evitar a aglomeração de pessoas na Casa. Somente o ato da mesa diretora do Poder Legislativo que deve ser publicado nesta quarta-feira (18) vai detalhar outras providências em relação ao funcionamento da Casa neste período delicado. (Por Athylla Borborema).