Confira os pontos mais importantes da Sessão Ordinária dessa terça-feira, 04 de julho

05 de julho de 2023 às 11:38

A Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas desta semana aconteceu na noite dessa terça-feira (04), no Plenário Francistônio Alves Pinto, sendo excepcionalmente presidida pelo Vereador Marcelo Teixeira, atual vice-presidente da Casa.

Verificada a existência de quórum, Marcelo Teixeira abriu a reunião saudando o público presente e solicitando ao Vereador Marquinhos Gomes que fizesse a leitura de um trecho bíblico. Em seguida, o Vereador Lucas Bocão relatou a matéria para entrada em tramitação, constante na Ordem do Dia.

No uso da Tribuna Popular, esteve a Professora Lucélia Resende, que dissertou acerca de assuntos referentes à Educação municipal, com foco na Creche Tarsila do Amaral, recém-inaugurada pela Prefeitura de Teixeira de Freitas.

Após o discurso da referida professora, o presidente em exercício, Marcelo Teixeira, constou o recebimento do Ofício nº 123/23, de 03 de julho de 2023, de autoria do Prefeito Dr. Marcelo Belitardo, no qual ele indicou o Vereador Mateus Guerra para vice-líder do governo na Câmara Municipal.

Feito o registro, iniciaram-se os discursos dos parlamentares na tribuna, com os pronunciamentos dos vereadores Ailton Cruz, Bruno Barbosa, Carmino Santana, Jóris de Gel, Jucelio Silva, Lucas Bocão, Luizinho, Marcelo Teixeira, Mateus Guerra, Ronaldo Cordeiro e Toinzinho.

Nesta noite, ausentaram-se os vereadores Antônio Coutinho, Bernardo Cabral, Luciano Sales, Marcos Belitardo e Tequinha Brito (presidente), com justificativas previamente apresentadas via ofício.

Homenagens

As entregas das Moções de Congratulação desta Sessão ficaram a cargo dos vereadores Jóris de Gel, Carmino Santana, Ailton Cruz e Marcelo Teixeira. Eles homenagearam cidadãos e cidadãs teixeirenses, pelos relevantes serviços prestados à sociedade em diversos âmbitos municipais.

O Vereador Jóris de Gel homenageou o Sr. Zilton Pereira dos Santos, técnico de enfermagem há onze anos no município;

O Vereador Carmino Santana homenageou a Sra. Katiane Pereira de Jesus, assistente social da UNACON (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia);

O Vereador Ailton Cruz homenageou a Sra. Aline Moreira da Silva, coordenadora da UNACON;

Finalmente, o Vereador Marcelo Teixeira homenageou o Sr. Marcos Dalbelo, escrivão da polícia civil da Bahia, atuante há dois anos no resgate de animais no município.

Votação no Plenário

Em bloco, foram votados e aprovados os Pedidos de Providência, as Indicações e as Moções, apresentados na Ordem do Dia.

Na sequência, foram votados e reprovados, pela maioria dos parlamentares, os Requerimentos nº 27/23, nº 28/23, nº 29/23, nº 30/23 e nº 31/23, todos de autoria do Vereador Lucas Bocão.

Encerrando a votação, foram votados e aprovados por unanimidade, os seguintes Projetos de Lei do Legislativo:

Nº 48/2023, de 15 de maio de 2023, de autoria do Vereador Antônio Coutinho, que “Institui o Sistema Colaborativo de Segurança e Monitoramento no Município de Teixeira de Freitas, e dá outras providências”;

Nº 56/2023, de 12 de junho de 2023, de autoria do Vereador Luiz Santos Rodrigues, que “Institui a criação do Selo de Amigos (as) do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas – HMTF”;

Nº 58/2023, de 05 de junho de 2023, de autoria do Vereador Antônio Francisco Coutinho, que “Dispõe sobre a utilização de material publicitário nos veículos de transporte escolar do Município de Teixeira de Freitas, com intuito de combater o bullying infantil”.

Assista ao vídeo desta matéria: