Confira debates, homenagens e a votação da primeira Sessão Ordinária de setembro (5)

06 de setembro de 2023 às 15:08

A primeira Sessão Ordinária do mês de setembro aconteceu nessa terça-feira (5), no Plenário Francistônio Aves Pinto, e foi presidida pelo Vereador Uivanthê Brito (Tequinha), presidente da Câmara. A reunião contou com a ilustre visita do Vereador Alencar, do município de Caravelas, que foi convidado a fazer parte da Mesa na ocasião.

Iniciando a reunião, conforme rito habitual, o Presidente Tequinha solicitou a leitura de um trecho bíblico ao Vereador Marquinhos Gomes, 2º Vice-Presidente da Mesa Diretora, e a leitura da matéria constante na Ordem do Dia ao Vereador Joris de Gel, 1º Secretário da Mesa.

Na sequência, a Ata da Sessão Ordinária realizada no dia 29 de agosto do corrente ano foi submetida à apreciação dos parlamentares, sendo aprovada por unanimidade.

Logo em seguida, aconteceu o momento de grande expectativa para os homenageados através da entrega de uma Moção de Congratulação. Os convidados foram chamados ao centro do plenário, onde receberam a honraria que tem o objetivo de reconhecer os relevantes serviços prestados por cidadãos à sociedade teixeirense.

Nesta noite, o Vereador Marcelo Teixeira homenageou os integrantes da Banda Tivone, pela importante contribuição ao cenário musical e cultural de Teixeira de Freitas.

O Vereador Tequinha Brito homenageou a Senhora Cleide Oliveira, doula, atuante na equipe de servidores da UMMI (Unidade Municipal Materno Infantil) e realizadora de grande contribuição voluntária a parturientes no Bairro Santa Rita.

Já o Vereador Marquinhos Gomes homenageou a Senhora Marilza Fernandes Degobi, capixaba, professora há 16 anos na Rede Municipal de Educação, com destaque para sua dedicação e excelência na área.

Finalmente, o Vereador Bruno Barbosa homenageou o Senhor Florisvaldo Marques, comerciante, radialista e importante exemplo de cidadão dedicado, honesto e trabalhador no município.

Ainda nesta reunião, inscreveram-se para o uso da tribuna os seguintes vereadores, que discursaram nesta ordem: Carmino Santana (PDT), Ailton Cruz (SD), Marcos Belitardo (UNIÃO BRASIL), Lucas Bocão (SD), Joris de Gel (PP), Marquinhos Gomes (PDT), Marcelo Teixeira (PSDB), Bruno Barbosa (PP), Ronaldo Cordeiro (PODEMOS), Luizinho (UNIÃO BRASIL) e Tequinha Brito (AVANTE).

Também utilizou a tribuna o Vereador Alencar, representante da Câmara Municipal de Caravelas, o qual falou da satisfação em participar desta reunião. Além de convidar a todos os vereadores para que também visitem a Câmara de Caravelas, ele destacou o empenho dos parlamentares teixeirenses na luta por melhorias na qualidade de vida dos munícipes.

Votação no Plenário

Após deliberação dos vereadores, foram votados em bloco os Pedidos de Providência, as Moções e as Indicações constantes da Ordem do Dia. As proposições foram aprovadas pelos edis.

Em seguida, foi votado e aprovado o Projeto de Lei do Legislativo Nº 69/2023, de 28 de julho de 2023, de autoria do Vereador Jucelio Conceição da Silva, que “dispõe sobre a alteração de denominação de prédio público municipal, e determina outras providências” (Escola Municipal Arara passa a denominar-se Escola Municipal Izidro Correia dos Santos).

Os vereadores Jucelio Silva e Antônio Marques não participaram desta votação, tendo justificado a ausência previamente, via ofício, à presidência da Câmara.

Assista ao vídeo desta matéria: