Colegiado de Letras do Campus-X da UNEB estreia programa na Rádio Câmara 90,9 FM de Teixeira de Freitas

19 de agosto de 2019 às 11:44

A Rádio Câmara 90,9 FM estreou na sexta-feira do último dia 16 de agosto de 2019, um programa universitário das 11h ao meio-dia, 100% produzido e apresentado por docentes e discentes do curso de Letras do Campus-X da UNEB – Universidade do Estado da Bahia. O programa “Uirapuru – A Voz do Campus X” tem o foco na literatura e são os próprios alunos os responsáveis pela pauta, produção, edição e apresentação do programa, sob a coordenação da professora doutora Helânia Thomazine Porto Veronez, docente titular do Campus-X da UNEB em Teixeira de Freitas.

O colegiado de letras da UNEB, através de um projeto sob a coordenação da professora Helânia Porto, foi que prospectou o planejamento que culminou com a implantação do programa radiofônico pela Rádio Câmara FM em que a literatura é o carro chefe como forma de interagir com à população sob a área do conhecimento, as ciências sociais aplicadas e comunicação social. Para o presidente da Câmara Municipal, vereador Ronaldo Cordeiro (PSC), a ideia surge em um momento importante em que a Câmara Municipal está ampliando a sua interlocução com as instituições educacionais, culturais e representativas da cidade em favor de projetos enriquecedores e sustentáveis para o bem-estar do município.

A equipe executiva do projeto que dar cumprimento ao programa “Uirapuru – A Voz do Campus X” pela emissora legislativa Rádio Câmara FM toda sexta-feira das 11h às 12h é composta pelos docentes Helânia Thomazine Porto, Ivana Teixeira Figueiredo Gund, Karina Lima Sales, Valdir Nunes dos Santos e Arolda Maria da Silva Figuerêdo. Os acadêmicos monitores são Aline Sousa de Oliveira e José Hemerson Sena Bonatto. E na técnica administrativa Athiza Oliveira dos Anjos.

Segundo a coordenação do projeto, a professora doutora Helânia Thomazine Porto Veronez, o programa de rádio trata-se de uma proposta de educomunicação organizada por educadores do curso de Letras vinculados ao Departamento de Educação da UNEB como projeto de extensão e tem por objetivo atender antigos anseios da comunidade universitária, dentre esses, de se constituir em um espaço de informação e de comunicação pública para a divulgação de produções técnico-científicas e estudos empreendidos por docentes, discentes e técnicos do Campus-X, configurando-se, assim, como mais uma forma de prestação de serviço de utilidade pública e de fomento da cidadania comunicacional.

Segundo a aluna do curso de Letras, Aline Sousa de Oliveira, uma das monitoras do projeto, o programa “Uirapuru – A Voz do Campus X” foi uma grande conquista da comunidade universitária e se apresenta, numa outra forma de produção de programa de rádio, em que a cadeia discursiva possa ser estruturada de forma mais fluida, móvel, conjuntiva e associativa às práticas de ensino e de pesquisa. Um programa com identidades socioculturais, em que os sentidos produzidos e socializados advêm de sujeitos históricos e culturalmente situados na educação universitária pública e gratuita no território do extremo sul baiano. Onde o programa é levado ao ar com transmissão de entrevistas, de música ao vivo, recital de poesias, debates temáticos, audioconferências e de socialização de agendas culturais, com ênfase em ações educativas e culturais realizadas pelos cursos do Departamento de Educação do Campus-X da UNEB. (Por Athylla Borborema).