Câmara sedia primeira sessão da Academia Teixeirense de Letras de 2023; confira

29 de março de 2023 às 09:46

A primeira Sessão da ATL (Academia Teixeirense de Letras) de 2023 foi realizada em caráter solene, do último dia 24 de março, no auditório da Câmara Municipal. A celebração contou com a participação de autoridades de vários setores do município, que puderam presenciar a posse de novos membros titulares da confraria, além da entrega de prêmios e outros títulos importantes.

“Este é um evento bem grandioso; estamos iniciando as nossas atividades; há sete anos estou da diretoria, mas, agora, com a presidência, a gente aproveitou para realizar um evento marcante, com muita pluralidade e diversidade”, explicou o Sr. Carlos Mensitieri, atual presidente da ATL.

Marcada por muitos momentos especiais, a solenidade dispôs da presença de Dom Alexandre da Silva Camêlo, presidente da FEBACLA (Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes, que, na oportunidade, foi nomeado membro honorável da ATL. “É uma honra, um prazer e um privilégio muito grande, por conta do vínculo que eu tenho com a ATL; tudo começou com a amizade com alguns membros, e, hoje, estou aqui, sendo honrado como acadêmico honorário desta instituição”, comentou o novo confrade.

Na ocasião, aconteceu, ainda, a entrega do Prêmio Castro Alves de Literatura, ponto alto do evento. O prêmio congratula escritores e poetas que enviam seus textos para a Academia, tendo a qualidade dos manuscritos reconhecida pelos imortais da confraria. Também nessa noite, a poetisa Vitória Ruas foi empossada como novo membro titular da ATL, assumindo a cadeira que pertenceu ao seu irmão Jomar Ruas, falecido em 2021.

Todos esses importantes acontecimentos da celebração foram embalados pelo grupo de instrumentistas teixeirenses NEOJIBA, que apresentaram belíssimas canções ao público presente.

No encerramento da sessão, representando o Poder Legislativo, Tequinha Brito agradeceu pela oportunidade de participar da solenidade. “Gostaria de agradecer pelo convite para estar aqui, representando a Câmara Municipal de Teixeira de Freitas; a ATL, que está iniciando seus trabalhos hoje, com uma nova mesa diretora, é uma instituição muito importante para o município”, declarou o presidente da CMTF.

Assista ao vídeo desta matéria: