Câmara realiza sessão solene marcada por belíssimas homenagens às mulheres teixeirenses mais notáveis

11 de março de 2020 às 18:45

A Câmara Municipal de Teixeira de Freitas realizou na noite desta terça-feira (10/03) uma sessão solene para homenagear as teixeirenses mais notáveis do município em tributo ao Dia Internacional da Mulher. O presidente Ronaldo Alves Cordeiro (PSC) abriu a sessão ordinária normalmente que foi antecipada da manhã de quarta-feira para a noite de terça-feira (10) e após deliberar com o plenário transformou a sessão ordinária em sessão solene e na sequencia transferiu os trabalhos para a vereadora Erlita Conceição de Freitas (PT), que na qualidade de única mulher do parlamento passou a presidir a sessão festiva.

O evento foi marcado por muito glamour e elegância do público feminino que se preparou especialmente para a ocasião. Um tapete vermelho foi instalado no corredor do plenário para receber as mulheres homenageadas. Cada vereador teve o direito de prestar uma homenagem a uma mulher da sociedade teixeirense escolhida pelo próprio parlamentar, onde cada uma recebeu uma placa celebrativa e um buquê de flores. As mulheres que compuseram a mesa também foram homenageadas de forma especial, havendo o momento que cada uma recebia o preito das mãos das autoridades presentes e as mulheres da plateia receberam rosas.

Ao assumir os trabalhos na presidência da sessão solene, a vereadora Erlita Freitas destacou a história e o papel de cada mulher teixeirense que seria homenageada naquela noite e festejou a data dizendo que um dos maiores desejos das mulheres da atualidade é que sejam cada vez mais ouvidas por todos. “A mulher é para ser beijada com amor e carinho, que seja vista e admirada por ser delicada e que não desejem que ela tenha que ser sempre forte. Que ela seja admirada por ser mulher na sua essência, não só o lado leoa, mas o lado beija-flor e também flor”, disse Erlita.

O evento foi abrilhantado pelos cantores Elson Pinheiro e Lara Souto. E além da vereadora Erlita Freitas que presidiu a sessão, a mesa foi composta pela advogada e conselheira estadual da OAB Jaqueline Larcher; pela policial rodoviária federal Maria Neta Ferreira; a escrivã de polícia Sizinã Silva Gomes; a advogada e professora universitária Ilca Cruz Sanches; a policial militar Rayze Sena Santos; a professora Célia Dantas; a servidora pública Maria Cleide Gonçalves Dias, representando a Câmara Municipal e a servidora pública Viaviane Alves Silva, representando a Secretaria Municipal de Saúde.

O vereador Adriano Souza homenageou a pedagoga e escritora Maria de Cássia Pereira Sousa Dias Oz, a poeta “Cássia Oz”, imortal da Academia Teixeirense de Letras. O vereador Ailton Lacerda homenageou a dona de casa e aposentada Macrina Xavier Lacerda, aos 72 anos; O vereador Antônio Marques homenageou a aposentada e dona de casa Dilma da Silva Correia, aos 69 anos; O vereador Darlan Martins homenageou a pastora evangélica Valda Morais da Cruz Silva; O vereador Domingos Donato homenageou a sua irmã de evangelização Izabel Maria dos Reis Ramos, aos 74 anos;

A vereadora Erlita Freitas homenageou a ex-conselheira tutelar e militante católica Zenilda Alves Lima; O vereador Jonathan Molar homenageou a pedagoga e professora Jilnete Silva Santos; O vereador Joris Bento Xavier homenageou a servidora pública e integrante da sua equipe de gabinete Valdimeire Silva Bispo “Meirinha”; O vereador José Mendes homenageou a comerciante Hilda de Jesus Moreira Pereira; O vereador Juvenal das Laranjas homenageou a agente comunitária Jailda Cardoso; O vereador Leonardo do Sindicato homenageou a ambulante de temperos e dona de casa Bernarda Conceição Virgulino, aos 70 anos; O vereador Manoel Pedro “Pedrão” homenageou a dona de casa e vaqueira aposentada Edilsonina Rodrigues Sales, ao 76 anos.

O vereador Marcílio Goulart homenageou a professora Railda Moreira Dionor; O vereador Marcos Belitardo homenageou a teóloga e pastora Kátia Mariza Oliveira Tavares; O presidente Ronaldo Cordeiro homenageou a professora e comerciante Filomena Augusta Ferreira; O vereador Valci Vieira homenageou  a professora mestra da UNEB Rozineide da Silva Carneiro Sousa e o vereador Sargento Berg homenageou a servidora pública legislativa Maria Efigênia Barbosa. (Por Athylla Borborema).