Câmara Municipal suspende sessões e atividades em prevenção ao Corona Vírus

23 de março de 2020 às 11:15

Um novo ato do presidente Ronaldo Alves Cordeiro (PSC) na manhã desta segunda-feira (23/03) prevendo novas medidas preventivas contra o novo Coronavírus (Covid-19), determinou a suspensão das sessões plenárias e das atividades da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas sem o funcionamento para o atendimento ao público e sem o expediente dos servidores da Casa, podendo o ato ser revogado a qualquer tempo ou mantido em estado de prorrogação em conformidade a situação do Estado e do País.

Desde o início que à Câmara Municipal já havia adotado medidas prudenciais em relação a prevenção a pandemia do CoronaVírus, inclusive suspendendo o atendimento ao público, dispensando os funcionários mais idosos ou com problemas de saúde e reduzindo o número de servidores nas salas por força do Ato nº 02/2020. Tanto que na última sessão ordinária do último dia 18 de março, os vereadores trabalharam sem a presença do público no plenário. A próxima sessão de quarta-feira (25) está suspensa por força do novo ato.

Segundo o presidente da Câmara Municipal, vereador Ronaldo Cordeiro, já a sessão ordinária de quarta-feira do dia 1º de abril, onde se prevê a votação de projetos importantes do município, inclusive o projeto de reajuste salarial dos servidores da Casa, está se estudando um projeto eletrônico para que haja a possibilidade dela ocorrer remotamente como já vem ocorrendo com o Senado Federal e com à Câmara dos Deputados.

Os municípios brasileiros estão a partir desta segunda-feira (23) com os seus estabelecimentos públicos e privados de portas fechadas. Em Teixeira de Freitas, uma atitude tomada na última sexta-feira (20) das entidades patronais como o SINCOMÉRCIO – Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista, ACE – Associação Comercial e Empresarial e a CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas em convenção coletiva com a entidade de classe dos comerciários que é o SINDEC – Sindicato dos Empregados no Comércio de Teixeira de Freitas, se estabeleceu que o comércio teixeirense permanecerá fechado entre os dias 21 a 31 de março, somente reabrindo em 1º de abril, ressalvadas apenas aquelas atividades essenciais como farmácias, supermercados, padarias e postos de combustíveis. Os demais comércios de serviços, poderão trabalhar sem atendimento ao público, fazendo entregas normalmente, desde que tomem todas as medidas de hábitos de higiene. O ato visa a contenção de aglomerações e reuniões de pessoas nas ruas da cidade. (Por Athylla Borborema).