Câmara aprova Projeto do vereador Arnaldinho que institui o Dia Municipal do Feirante em Teixeira de Freitas

23 de agosto de 2018 às 12:35

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, sob a presidência do vereador Agnaldo Teixeira Barbosa, o “Agnaldo da Saúde” (PR), na manhã desta quarta-feira (22/08), o plenário aprovou o Projeto de Lei do Legislativo n° 47 de 26 de junho de 2018, de autoria do vereador Arnaldo Ribeiro Souza Júnior, o “Arnaldinho” (PT), que institui o Dia Municipal do Feirante de Teixeira de Freitas. Para o parlamentar, o projeto fortalece o reconhecimento da atuação de todos os feirantes da cidade, que iniciam seus trabalhos muita das vezes na madrugada para colocar alimento na mesa da população.

No Projeto de Lei, o vereador Arnaldinho propôs homenagear a classe para ressaltar a importância no desenvolvimento socioeconômico da cidade, visto que Teixeira de Freitas, nos primórdios de sua história, manteve como geração de renda, as feiras, solidificando o comércio local. Primeiramente, comércios que surgiram às margens da BA-290 e BR-101, as conhecidas “vendinhas”, barracas cobertas por capim, características que deram origem a alguns nomes da cidade, como “Rupiado”, “Mandiocal” e também “Comércio dos Pretos”, devido à grande concentração de feiras no povoado e clientes negros que exploravam a extração de madeira na época.

Para o vereador Arnaldinho, o evento de comemoração municipal fortalece o reconhecimento da atuação de todos os feirantes. Apesar das condições higiênico/sanitárias de milhares de feiras espalhadas pelo país, ainda não serem ideais, muitos feirantes já se conscientizaram da importância de manter seus produtos sempre frescos e manuseá-los da forma correta. Teixeira de Freitas possui muitas feiras livres distribuídas nos bairros, e mantém essa conscientização. O dia 25 de agosto é a data sugerida pelo vereador Arnaldinho para se comemorar a data e, segundo ele, enaltece os feirantes e todos os trabalhadores, que de forma direta e indireta, garantem a qualidade, bem-estar e a saúde dos teixeirenses.

Nacionalmente, em 25 de agosto, quando se comemora o dia do solado brasileiro, é comemorado também o Dia do Feirante, em homenagem a primeira feira livre que ocorreu no país, em 25 de agosto de 1914, no Largo General Osório, em São Paulo. Após duas décadas, o prefeito da capital paulista na época, Washington Luís, oficializou as feiras e mercados livres com o ato nº 625, em 1934. Atualmente, a Lei nº 492, de 1984, rege os direitos e deveres das feiras livres em todo o território nacional. (Por Athylla Borborema).