Câmara aprova projeto do vereador Antônio Marques que batiza o “Campo de Futebol Vavazão” no Caminho do Mar-I

04 de setembro de 2020 às 15:23

Na sessão ordinária da manhã desta quarta-feira (02/08) da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, utilizando tecnologia online pelo SDR – Sistema de Deliberação Remota, o parlamento aprovou o Projeto de Lei do Legislativo nº 37/2020, de autoria do vereador Antônio Marques Ferreira da Silva, o “Toizinho” (PC do B) que deu nome oficial ao um logradouro público esportivo no bairro Caminho do Mar-I na zona leste da cidade, que trata-se de um campo de futebol que era conhecido por Gogó da Ema.

O logradouro esportivo agora passa a denominar-se Campo de Futebol Florisvaldo Gonçalves Figueiredo, o “Vavazão”. O Campo situa-se em meio ao ladeamento das avenidas Cristóvão Colombo, São Vicente, Monte das Oliveira e Rua Alberto Sabin, no bairro Caminho do Mar-I. Conforme o vereador Antônio Marques a ideia de imortalizar o saudoso morador do bairro Florisvaldo Gonçalves Figueiredo, o “Vavá” no Campo de Futebol partiu dos próprios habitantes e desportistas da região do bairro Nova América.

“A homenagem é mais do que justa em batizar a então arena Gogó da Ema com o nome de um homem de grande valor e que dedicou 20 anos da sua vida aos projetos esportivos dos bairros da zona leste de Teixeira de Freitas. Florisvaldo Gonçalves Figueiredo, o nosso querido “Vavá” foi uma figura espetacular, carismática, homem de coração bondoso, desportista fervoroso, motivador nato e que muito fez pelo esporte da cidade e principalmente pelos bairros Nova América, Castelinho e Caminho do Mar”, destacou o vereador Antônio Marques.

O Campo de Futebol Florisvaldo Gonçalves Figueiredo, o “Vavazão” no bairro Caminho do Mar-I ganha este nome oficial em homenagem a um baiano nascido em Poções, cidade do sudoeste da Bahia e que chegou a Teixeira de Freitas no ano de 1978, residindo inicialmente no bairro Castelinho e em 1981 se mudou para o Nova América, bairro onde sua família reside até hoje na Rua Frei Olavo. Por duas décadas, Vavá se dedicou o incentivo ao esporte, onde fundou um movimento desportista muito interessante e de incentivo à cultura esportiva na região do bairro Nova América.

Nos seus 20 anos, radicado em Teixeira de Freitas, Florisvaldo Gonçalves Figueiredo, o “Vavá” desenvolveu inúmeros trabalhos de estímulo ao esporte porque acreditava que a cultura esportiva é o ponto inicial para formação caráter e profissional do ser humano. Ele chegou a trabalhar no comércio dentro do Estádio Municipal Robertão, atual Tomatão. Fundou dois clubes importantes na cidade, o Flamengo Futebol Club e o Nova América Futebol Club, foi o fundador do Campo do Nova América que hoje leva o nome de Arena Pedro Nery. Vavá morreu aos 63 anos de idade no dia 3 de novembro de 1998, deixando viúva na ocasião após 41 anos de união, a senhora Zulmira Moreira Figueiredo e quatro filhos. (Por Athylla Borborema).