Câmara aprova projeto de Marcos Belitardo que institui Semana de Prevenção e Combate aos Mosquitos Transmissores da Dengue

13 de agosto de 2020 às 11:40

Na sessão ordinária da manhã desta quarta-feira (12/08) da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, utilizando tecnologia online pelo SDR – Sistema de Deliberação Remota, o plenário votou e aprovou o Projeto de Lei nº 32, de 12 de maio de 2020, de autoria do vereador Marcos Gusmão Pontes Belitardo (DEM), que institui a Semana Municipal de Prevenção e Combate aos Mosquitos Transmissores da Dengue, Zika e Chikungunya no âmbito do município de Teixeira de Freitas.

O Projeto de Lei do vereador Marcos Belitardo propõe que a Semana Municipal de Prevenção e Combate aos Mosquitos Transmissores da Dengue, Zika e Chikungunya passe a integrar o Calendário Oficial de Eventos do município, e que a data possa anteceder o “Dia D” de combate ao Aedes Aegypti, instituído pelo Ministério da Saúde, como o terceiro sábado do mês de novembro de cada ano. O Projeto de Lei segue agora para o Poder Executivo Municipal para que seja sancionado.

De acordo com o vereador Marcos Belitardo, o objetivo do projeto é conscientizar e alertar à população por meio de ações informativas e educativas, através de palestras, rodas de conversa, oficinas, atividades lúdicas, gincanas, entre outros, sobre a importância de combater ainda, antes do verão, o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, tendo em vista que o volume maior de chuvas do período facilita a reprodução do mosquito.

“Entendemos que a prevenção é a melhor ‘arma’ contra estas doenças. A melhor forma de se evitar a dengue, zika e chikungunya é combater os focos de acúmulo de água, e locais propícios para a criação do mosquito transmissor. Por isso se faz necessária a conscientização de toda à população, sobre ações rotineiras que podem salvar vidas, como não acumular água em latas, embalagens, pneus velhos, vasos de plantas, entre outros”, alerta o vereador Marcos Belitardo. (Por Athylla Borborema).