Câmara aprova Projeto de Lei do vereador Adriano Souza que cria o Sistema Cicloviário de Teixeira de Freitas

08 de outubro de 2020 às 11:00

Na sessão ordinária da manhã desta quarta-feira (07/10) da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, utilizando tecnologia online pelo SDR – Sistema de Deliberação Remota, o parlamento votou e aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 41/2020, de autoria do vereador Adriano Santos Souza (PC do B), que dispõe sobre a criação do Sistema Cicloviário no município.

O intuito do PL do vereador Adriano Souza é integrar o Sistema Cicloviário aos demais sistemas de transportes, de modo a incentivar e alcançar a utilização segura da bicicleta como veículo de transporte no atendimento às demandas de deslocamento e lazer da população, valorizando os princípios de acessibilidade universal, segurança no deslocamento das pessoas e equidade no uso do espaço público de circulação, vias e logradouros.

O Projeto de Lei do vereador Adriano Souza prevê um sistema cicloviário que compreende a construção de ciclovias, ciclofaixa, paraciclo, bicicletários, além de outros componentes menos utilizados, destinados à utilização da bicicleta como meio de transporte ou lazer. Conforme o parlamentar, o Sistema Cicloviário, será parte integrante do Plano de Mobilidade do município, tem por objetivo fomentar o uso da bicicleta como meio de transporte.

Para reforçar a implantação do Sistema Cicloviário, o vereador indicou também a implantação de um Fundo Municipal de Apoio, como instrumento detalhado de ações permanentes para gerir e orientar, desde a formação de um conselho gestor, até modalidades de captação de receitas aplicadas na projeção, elaboração e execução de ciclovias na cidade de Teixeira de Freitas.

Intensificando os cuidados com a infraestrutura da cidade, o vereador Adriano Souza ainda propôs a reestruturação da edificação da antiga Rodoviária na Praça da Bíblia, formulada como Terminal de Transbordo dos ônibus circulares municipais, para que tenham rampas de acessos, itinerários e equipe presencial da empresa que presta serviços no município para dar suporte. Uma iniciativa que visa a qualidade dos serviços prestados, além de trazer modernidade e principalmente apoio da empresa prestadora de serviços aos usuários. ( Por Athylla Borborema)