Câmara aprova Projeto de Jonathan Molar que institui o “Dia do Rotaractiano” nos 50 anos do Rotaract Club

22 de outubro de 2018 às 11:49

A Câmara Municipal aprovou na sessão ordinária de quarta-feira do último dia 17 de outubro, o Projeto de Lei do Legislativo n° 61 de 17 de agosto de 2018, de autoria do vereador Jonathan de Oliveira Molar (SD), que institui o Dia do Rotaractiano no âmbito do município de Teixeira de Freitas. O objetivo do Projeto de Lei é regulamentar um dia para que os membros do Rotaract Club celebrem a data com todo seu espírito de liderança e prestação de serviços à comunidade teixeirense.

De acordo com o autor do Projeto de Lei, vereador Jonathan Molar, o Rotaract é um Club filho do Rotary Clube, formado por jovens dos 15 aos 29 anos de idade que promovem ações sociais em benefício da coletividade e principalmente de famílias de baixa renda. A principal atividade do Rotaract Club é prestar serviço ao seu semelhante sem pensar em si, no intuito exclusivo de gerar mecanismos de independência na pessoa que está recebendo a doação ou o serviço. E que o Rotaract Club de Teixeira de Freitas, apesar de jovem, é um dos mais atuantes do Brasil.

Conforme o vereador Jonathan Molar, o seu Projeto de Lei visa instituir a data do Rotatactiano em Teixeira de Freitas como forma de celebrar os 50 anos de nascimento do Club. Lembrando que o primeiro Rotaract Club foi formado 50 anos atrás para oferecer aos jovens a oportunidade de se conectarem e entrarem em ação para fazer o bem. Os rotarianos da Carolina do Norte, EUA, fundam o primeiro Rotaract Club para proporcionar aos jovens oportunidades de trabalho voluntário.

Segundo o vereador Jonathan Molar, meio século se passou desde que os primeiros Rotaract Clubs começaram a inspirar jovens líderes a entrarem em ação para ajudar suas comunidades. O mundo mudou, assim como a forma de os rotaractianos se conectarem. Mas os valores do programa, e o que atrai as pessoas a ele, permanecem os mesmos. No extremo sul da Bahia o Rotaract Clube mais tradicional é o de Itanhém, fundado no início da década de 80, seguido pelo de Itamaraju, fundado no final da década de 80. (Por Athylla Borborema).