Bruno Barbosa entrega Título de Cidadão Teixeirense ao senhor Gilmar Ferraz da Silva (Almir Zarfeg)

13 de dezembro de 2021 às 12:27

A Câmara Municipal de Teixeira de Freitas realizou na noite de quinta-feira (9), no auditório da Faculdade Pitágoras, a Solenidade de Outorga de Título de Cidadão Teixeirense, que possui previsão na Lei Orgânica Municipal, sendo a maior honraria existente no município.

Na ocasião, o vereador Bruno Santos Barbosa homenageou, através do Projeto de Resolução Nº 22/2021, o senhor Gilmar Ferraz da Silva.

O senhor Gilmar Ferraz da Silva – mais conhecido como Almir Zarfeg – é um poeta, professor e jornalista baiano. É natural de Itanhém-Bahia, mas reside em Teixeira desde 2001. Tem formação em letras, filosofia e teologia. Possui mestrado e doutorado em teologia, além de cinco doutorados honoris causa em literatura, artes plásticas e direitos humanos. Publicou mais de vinte livros envolvendo os mais diversos gêneros textuais, como poemas, crônicas, contos, novelas, infantojuvenis e reportagens.

Participa de inúmeras instituições literárias e culturais dentro e fora do país. É membro do Núcleo de Artes e Letras de Portugal; membro da União Brasileira de Escritores; membro da Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores; membro da Academia de Letras de Teófilo Otoni; membro do Instituto Histórico e Geográfico do Mucuri, dentre outras. Também atuou na imprensa local e regional. Liderou a criação e instalação da Academia Teixeirense de Letras (ATL) sendo eleito 1º primeiro presidente e, em seguida, reeleito para mais 4 anos. Acaba de ser nomeado Presidente de honra da instituição literária e cultural.

Durante a solenidade, a Câmara Municipal arrecadou cobertores, alimentos, materiais de higiene pessoal, materiais de limpeza e roupas através da campanha de solidariedade “É tempo de união”.