Bruno Barbosa denuncia falta de atendimento psiquiátrico em casos de emergência e internação no Extremo Sul da Bahia

10 de julho de 2023 às 10:40

Na noite da última terça-feira (11), aconteceu a Sessão Ordinária que encerrou os trabalhos legislativos do primeiro semestre de 2023, dando início ao recesso parlamentar a partir do dia 15 de julho. Na reunião, o Vereador Bruno Barbosa (PP) realizou um pronunciamento, no qual denunciou a escassez de atendimento médico psiquiátrico, para emergência e internação, na saúde pública do Extremo Sul da Bahia.

O parlamentar trouxe à tribuna o caso de uma munícipe de Itamaraju, cuja irmã faleceu por problemas psiquiátricos e, principalmente, pela falta de atendimento médico especializado para o quadro clínico que ela apresentava.

“Parando para analisar, a nossa região não tem um atendimento médico voltado para a internação psiquiátrica; toda vez que nós necessitamos de um atendimento mais profundo, infelizmente, temos que enviar os pacientes para estados vizinhos, Minas Gerais e Espírito Santo”, relatou Bruno.

Neste momento, o vereador lamentou o fato de não ter conseguido amparar a necessidade desta família que o procurou, uma vez que a solução para um problema como este não é imediata. Ela demanda planejamento e investimento prévio, justamente para que não ocorra. “Quantas pessoas teremos que perder por não termos um atendimento especializado no Extremo Sul da Bahia?”, indagou Bruno.

Na sequência, o parlamentar destacou a necessidade da criação de uma ala psiquiátrica no Hospital Estadual Costa das Baleias, o qual está sendo construído em Teixeira de Freitas. “Ao Governador Jerônimo, fica meu pedido, com muito carinho, o senhor que tem um chefe de gabinete que é da nossa cidade, o Sr. Adolpho Loyola; peço que nesse hospital que está sendo construído, tenha uma ala específica, para que os nossos entes possam ser tratados aqui”.

Concluindo, Bruno falou, ainda, que existem casos de pacientes que, ao precisarem do atendimento para situações de surtos psiquiátricos em Teixeira de Freitas, são levados para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), medicados e devolvidos para seus lares, sem a correta intervenção e acompanhamento de seus casos clínicos específicos.

O vereador finalizou o discurso, reiterando seu pedido ao governador do estado, para que invista na resolução desta demanda da Saúde do Extremo sul.

Assista ao vídeo desta matéria: