Bruno Barbosa comenta situação de indígenas venezuelanos levados para Vitória (ES)

18 de agosto de 2022 às 08:54

Em seu pronunciamento, na Sessão Itinerante realizada nessa terça-feira (16), na Escola Municipal São Lourenço, o Vereador Bruno Barbosa (PP) comentou a recente situação que ganhou repercussão nacional, na qual 25 indígenas venezuelanos, que estavam desabrigados no município, foram levados para Vitória (ES) em um ônibus clandestino, segundo reportagem do portal de notícias g1.

“Aqui, fica a pergunta: nós estamos lidando com vidas? Seres humanos que saíram do seu país por não terem oportunidade de trabalho e por não terem o que comer, no mínimo, deveriam ter encontrado, em nossa cidade, respeito e empatia”, afirmou Bruno.

O edil relatou que teve informações de que autoridades do ES entraram em contato com a ONU – Organização das Nações Unidas – e com representantes da Venezuela, para que tivessem orientações sobre os devidos cuidados com os indígenas. Segundo Bruno, esta foi uma atitude adequada diante da situação apresentada.

“Em Teixeira de Freitas não tem uma casa de abrigo, apenas o Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua), que alimenta pessoas em estado de abandono, morando nas ruas. Mas, por que a Secretaria de Assistência não fez o que o ES fez? O problema não é nosso, mas eles chegaram aqui e estamos falando de seres humanos”, disse o parlamentar.

Bruno pediu, ainda, a atenção dos poderes Executivo e Legislativo municipais para esse problema, que, segundo ele, não é a primeira vez que acontece em Teixeira de Freitas. Ele relatou outras situações em que indígenas estiveram pelas praças e ruas da cidade, sem abrigo e sem cuidados básicos. “O problema acaba sendo nosso e temos que resolver de maneira respeitosa, pois estamos lidando com seres humanos”, concluiu.

✍️ Pollyana Teixeira