Bruno Barbosa comemora sucesso do II Simpósio das Águas: Evento reuniu autoridades da Bahia e Minas Gerais

24 de julho de 2023 às 17:30

A Câmara Municipal de Teixeira de Freitas sediou  na última quinta-feira (20), o II Simpósio Intermunicipal de Gestão das Aguas, que teve como tema “Governança das Águas”. .

Coordenado pelo vereador Bruno Barbosa, o Simpósio discutiu a preservação dos recursos hídricos das bacias hidrográficas que alimentam o Extremo sul da Bahia, muitas delas nascidas em solo mineiro.

Por este motivo, o evento foi elaborado incluindo as cidades por onde os rios correm ou onde nascem os mananciais.

“Fomos de reunião e reunião, chamando os municípios de Alcobaça. Medeiros Neto, Itanhém e Teixeira  de Freitas. Compareceram também autoridades de todas as cidades de Minas Gerais cortadas pelo Rio Itanhém. Foi com muito esforço que concretizamos a primeira fase deste sonho”, comemorou Bruno Barbosa.

O evento contou com a participação de palestrantes que abordaram a problemática por diversos ângulos, entre eles, representantes da Agência Nacional de Aguas e Saneamento (ANA) e do Comitê de Bacias Hidrográficas do IGAN.

O presidente da Câmara de Teixeira de Freitas, Uivanthê Brito Andrade (Tequinha Brito) destacou a importância da iniciativa do vereador Bruno Barbosa e colocou  toda estrutura, inclusive a de comunicação, à disposição do projeto.

“Teixeira de Freitas está de braços abertos para a preservação dos rios e nascentes de nossa região”, disse Tequinha.

Para Juracy Quaresma, presidente da Câmara Municipal de Fronteira dos Vales-MG, “participar de um evento com tal finalidade é motivo de orgulho”.

Também compareceu, o presidente da Câmara Municipal de Umburatiba-MG destacando o valor do envolvimento com uma missão tão importante, já que se trata de uma bandeira de relevância mundial.

A Srª Joseny Alves, presidente da Câmara de Itamaraju, parabenizou Bruno Barbosa pela organização do evento e destacou sua felicidade ao constatar a presença da comunidade e aprender através das palestras ministradas.

Agnaldo da Saúde (Agnaldo Teixeira Barbosa), pai de Bruno Barbosa e ex-presidente da Câmara de Teixeira de Freitas, compareceu ao evento pois foi o fundador do projeto que ganha prosseguimento através da interferência do filho.

“Começamos em 2017, mas, um projeto tão ousado como este, precisa de coragem e continuidade. Nós rodamos o Extremo sul da Bahia e também em Machacalis-MG e agora Bruno está dando continuidade”, avalizou Agnaldo.

O poder Executivo de Teixeira de Freitas Foi representado pela Secretária de Meio ambiente Sabrina Rampinelli e pelo Chefe de Gabinete Henny Aramuni Gonçalves.

“O rio Itanhém é hoje, o único que abastece a cidade. Por isso nós temos que preservar, conservar (…) para poder estar garantindo a segurança hídrica da cidade”, explicou a secretária.

Ao final do Simpósio, representantes de órgãos de defesa dos recursos hídricos e dos poderes Executivo e Legislativo assinaram um termo de cooperação visando à busca de soluções.

O projeto de Lei nosso, já foi aprovado e vai agora para a mesa do prefeito Marcelo Belitardo, a quem agradeço. “A partir de agora estaremos construindo o Parlamento das Aguas, em cada município de nossa região e também de Minas Gerais”, explicou o vereador Bruno Barbosa.

Assista ao vídeo desta matéria: