Bruno Barbosa cobra providências do Governo do Estado para facilitar acesso ao atendimento no Hospital Costa das Baleias

29 de maio de 2024 às 12:18

Na sessão plenária realizada na noite desta terça-feira, 28 de maio, o Vereador Bruno Barbosa utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas para cobrar providências do Governo do Estado da Bahia quanto ao funcionamento do Hospital Costa das Baleias. Recém-inaugurado, o hospital opera atualmente “a portas fechadas”, ou seja, atende apenas pacientes regulados, encaminhados de outras unidades de saúde, mas tem demonstrado morosidade no acolhimento e aceitação desses pacientes, particularmente os provenientes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Teixeira de Freitas.

Durante sua fala, o Vereador Bruno Barbosa questionou a forma como a Secretária de Saúde do Estado da Bahia apresentou as informações relativas ao financiamento da saúde pública no município. Segundo o vereador, a Secretaria informou que Teixeira de Freitas recebe mais de 50 milhões de reais do Estado para a saúde pública, mas não esclareceu que esse montante é diluído ao longo de 12 meses e destinado a toda a rede de saúde pública municipal, incluindo a UPA, o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas e a atenção básica.

O vereador destacou, ainda, que o Hospital Regional de Teixeira de Freitas realiza mais de 400 procedimentos cirúrgicos por mês, uma informação que não foi mencionada pela Secretaria ao discutir os recursos destinados à saúde pública municipal.

Ao finalizar seu discurso, Bruno Barbosa enfatizou a necessidade de o Governo do Estado tomar providências urgentes para melhorar a regulação e o tempo de resposta do Hospital Costa das Baleias, visando um atendimento mais eficiente e ágil para os pacientes regulados, especialmente aqueles que aguardam na UPA de Teixeira de Freitas.

Assista ao vídeo desta matéria: