Aprovado projeto de Erlita Freitas instituindo nos ESFs o treinamento aos pais nos cuidados com os recém-nascidos

14 de maio de 2020 às 15:04

Na sessão ordinária da Câmara Municipal desta quarta-feira (13/05),  o parlamento aprovou o Projeto de Lei do Legislativo nº 22, de 28 de abril de 2020, de autoria da vereadora Erlita Conceição de Freitas (PT), que institui nas Unidades de Saúde e os Hospitais Públicos e Privados onde houver um parto realizado, que seja oferecido aos pais ou responsáveis pelos recém-nascidos, orientações e treinamento para prevenção de morte súbita e para primeiros socorros de casos de engasgamento ou aspiração de corpo estranho.

O projeto da vereadora Erlita Freitas possui a finalidade de conscientizar e qualificar os pais ou responsáveis pelos recém-nascidos, nas situações de emergência onde são necessários os procedimentos de primeiros socorros, como exemplo, o engasgamento que o bebê pode sofrer, levando em muitos casos, ao sufocamento.

Conforme a vereadora Erlita Freitas, a ideia é que essas orientações e treinamento sejam realizados nas áreas hospitalares, antes mesmo da alta do recém-nascido, fornecidos por equipes preparadas de profissionais dos hospitais. A vereadora argumenta que os casos de morte subida de recém-nascidos poderiam ser evitados mediante medidas preventivas simples que não são do conhecimento dos pais, principalmente os que tiveram o primeiro filho. (Por Athylla Borborema).