Anteprojeto de Marcos Belitardo propõe inclusão de nutricionistas em equipes das unidades básicas de ESF

02 de julho de 2020 às 09:11

Na sessão remota e ordinária da manhã desta quarta-feira (1º /07) da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, o vereador Marcos Gusmão Pontes Belitardo (DEM) obteve a aprovação unânime do plenário da Indicação Legislativa nº 232/2020, que solicita ao prefeito municipal a criação de Lei que determina a inclusão obrigatória dos nutricionistas nas equipes das unidades de Estratégia da Saúde da Família – ESF’s no âmbito do município de Teixeira de Freitas e dá outras providências, na forma do anteprojeto apresentado em anexo.

Pela proposta do anteprojeto do vereador Marcos Belitardo, caberá ao município estabelecer programas de incentivo para a contratação de nutricionistas na unidade da ESF. “Os nutricionistas podem auxiliar na promoção de uma melhor alimentação para a população no intuito de conscientizar e fazer valer novos hábitos alimentares em favor da saúde das comunidades teixeirenses e na consequente redução da ocorrência de doenças e, além disso, estamos num período de enfrentamento a pandemia do novo Coronavírus, daí a importância de se orientar corretamente à população como melhorar a imunidade através da alimentação”, justifica o parlamentar autor.

Segundo o vereador Marcos Belitardo, cresce na população o consumo de alimentos calóricos, com alto teor de açúcares, gorduras, sal e aditivos químicos, que são pobres em nutrientes, sais minerais e fibras. “Aumentam, desse modo, as doenças relacionadas à alimentação, tais como obesidade, hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes e alguns tipos de câncer, razão pelas quais, estamos apresentando a referida proposta na intenção de assegurar na população uma alimentação mais saudável”, acrescenta. (Por Athylla Borborema).