Anteprojeto de Adriano Souza prevê a Educação Alimentar e Nutricional como tema transversal no currículo do ensino infantil e fundamental

17 de junho de 2019 às 16:22

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas na manhã desta segunda-feira (17/06), o vereador Adriano Santos Souza (Podemos) teve aprovadas três proposições legislativas de grande importância para a coletividade social. Uma delas foi a Indicação nº 241/2019, que indica ao prefeito municipal, a inclusão do estudo de Educação Alimentar e Nutricional como tema transversal no currículo de educação infantil e ensino fundamental das escolas municipais de Teixeira de Freitas, na forma do anteprojeto em anexo.

A intenção do autor do projeto, vereador Adriano Souza, é reduzir a obesidade infantil, além de assegurar informações sobre alimentação saudável aos cidadãos. Para ele, o tema é de grande importância nos tempos atuais, em que adultos com pouca formação ou com hábitos alimentares inadequados terminam por reforçar o interesse de crianças e adolescentes por uma dieta pouco nutritiva. O Projeto de Lei do vereador Adriano Souza tem como meta a educação dos alunos no viés da formação de uma geração mais saudável, responsável consigo mesma no que diz respeito à saúde, concebendo capacitação para o autocuidado e a responsabilidade pessoal e social sobre o direito à saúde

O projeto prevê ainda disciplinas obrigatórias do ensino básico (infantil, fundamental e médio): português, matemática, “conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil” (ciências e estudos sociais), além de arte e educação física. Entre os conteúdos transversais previstos estão: direitos humanos e prevenção à violência contra crianças e adolescentes, estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena. A partir do sexto ano do ensino fundamental é ofertada a língua inglesa. Os currículos têm uma base nacional comum, que é complementada por uma parte diversificada, de acordo com características regionais e locais. (Por Athylla Borborema).