Ailton Lacerda sugere realização de mutirão de cirurgia de vasectomia para pacientes do SUS

31 de agosto de 2023 às 09:03

Sessão ordinária dessa terça-feira (29), o Vereador Ailton Lacerda apresentou uma Indicação ao Executivo, em que sugere a realização de um mutirão de cirurgia de vasectomia, para atender aos usuários da rede pública de saúde municipal.

A Indicação do vereador é a de Nº 325/2023, protocolada na secretaria Legislativa em 28 de agosto de 2023. No texto, Ailton justifica a proposta afirmando que a vasectomia, procedimento cirúrgico com objetivo da esterilização masculina, é importante para o planejamento familiar. Ainda de acordo com ele, há uma grande fila de pacientes que aguardam por essa cirurgia no município.

Cabe ressaltar que, conforme a Lei Federal nº 14.443/22, a vasectomia pode ser realizada em homens com capacidade civil plena e maiores de 21 anos de idade. Além disso, a referida lei dispõe que o procedimento deve ser realizado após 60 dias a partir da manifestação da vontade do paciente, a fim de evitar arrependimentos causados por decisões baseadas na impulsividade.

A proposição foi aprovada nesta Sessão e, posteriormente, encaminhada à Prefeitura, onde aguardará a análise e a possibilidade de atendimento pelo gestor municipal.