Agnaldo da Saúde conquista trator agrícola junto ao DNOCS e emenda parlamentar de um Raio-X para Unidade Municipal Materno-Infantil

11 de novembro de 2019 às 12:24

O vereador Agnaldo Teixeira Barbosa, o “Agnaldo da Saúde” (PR) anunciou na manhã desta segunda-feira (11/11) que o município acabou de conquistar mais um trator agrícola 0-Km devidamente equipado por intermédio do seu mandato parlamentar mediante a liderança do deputado estadual Paulo Câmara (PSDB) junto ao governo federal. A confirmação da chegada do veículo se deu após audiência do deputado estadual Paulo Câmara com o coordenador estadual do DNOCS – Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, Lucas Maciel Lobão Vieira, órgão vinculado ao Ministério da Viação e Obras Públicas do Governo Federal.

O vereador Agnaldo da Saúde também já havia anunciado na sessão da Câmara Municipal no último 6 de novembro, que o município será contemplado dentre em breve por meio de uma proposta de emenda parlamentar da deputada estadual Kátia Oliveira (PMDB) em atendimento ao seu requerimento legislativo, com um aparelho de Raio-X Fixo, com capacidade mínima 500mA, com gerador de alta frequência com capacidade mínima de 30Kw, no valor de 86 mil, além de uma processadora automática de filmes de Raio-X e com material para unidade de saúde no valor 19.260,00. Segundo o vereador Agnaldo da Saúde, os equipamentos vão ampliar a atenção básica de saúde dos pacientes no município de Teixeira de Freitas, por meio da aquisição desse tão desejado aparelho de Raio-X Fixo para servir a UMMI – Unidade Municipal Materno-Infantil.

Além da conquista deste novo trator agrícola junto ao DNOCS – Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, do Ministério da Viação e Obras Públicas, o vereador Agnaldo da Saúde também informou que ainda estão sendo liberados recursos para o município de Teixeira de Freitas na área da agricultura, a exemplo de etapas das verbas na ordem de R$ 151.750,00 e outro no valor de R$ 1.055.708,88 oriundos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Governo Federal – recursos também conquistados por intermédio de sua proposição junto ao seu aliado político Paulo Câmara junto a Secretaria Nacional de Assuntos Federativos da Presidência da República. Com o dinheiro, o prefeito Temóteo Brito está licitando a compra de máquinas e equipamentos agrícolas visando tão somente auxiliar os produtores rurais e fomentar a agricultura e facilitar o escoamento do cultivo e otimizar a produção agrícola.

Outros R$ 2,6 milhões que já havia sido liberado pelo deputado Paulo Câmara quando ele era secretário Nacional de Assuntos Federativos da Presidência da República, em Brasília, para compra de maquinários agrícolas para o município de Teixeira de Freitas. Com toda a verba o prefeito Temóteo Brito está promovendo a aquisição de uma Motoniveladora com Ar Condicionado; Duas Retroescavadeira 4×4 Cabinada com Ar Condicionado; Três Distribuidoras de Calcário de Pendulo; Quatro Grades Aradoras com Pneus 14×28; Cinco Semeadoras/Plantadeiras 4 Linhas; Sete Tratores Agrícolas sobre rodas 4×4, Cabinado, Motor Diesel 78 CV; Duas Carretas Agrícolas incluindo Pneus; Três Semeadoras/Adubadeiras. Sendo que 194 Barracas para exposição dos produtos agrícolas agricultores e produtores familiares já foram compradas e já estão servindo a população.

O vereador Agnaldo da Saúde lembra que a patrulha agrícola e os demais equipamentos beneficiarão diretamente 240 famílias formadas por pequenos produtores e produtores da agricultura familiar, que fazem parte de diversas comunidades e localidades do município. E faz referência as famílias da Associação do Córrego do Mutum, Araras, Batateiras, Córrego do Mota, povoado de Vila Marinha, povoado de Jardim Novo, Comunidade dos Macários, José Felipe, Menino Jesus e Comunidade São Sebastião. Além de um outro Projeto também em andamento que beneficiará estas comunidades também com água potável por meio da abertura de poços artesianos, que se espera que sua execução comece no máximo até abril de 2020. (Por Athylla Borborema).