20 de Agosto: Vereador Sargento Berg homenageia lojas maçônicas pelo “Dia do Maçom”

20 de agosto de 2018 às 08:46

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas na última quarta-feira (15/08), o vereador Wildemberg Soares Guerra, o “Sargento Berg” (PSDB) apresentou uma Moção de Congratulação para as Lojas Maçônicas Caridade e Sigilo (Venerável Luciano Pereira Rocha); Profeta Issa (Venerável Ricardo Alexandre Barreto Freitas); Redenção do Extremo Sul (Venerável Jose Francisco da Silva); Vila Lobos (Venerável Anderson Alves Ambrósio) em comemoração ao dia 20 de agosto que se comemora o dia do Maçom.

“Nossa proposição complementa a boa atuação da organização filosófica e filantrópica iniciática e progressista, que se notabilizou historicamente pela participação efetiva no âmbito das coletividades em que estão inseridas os atos das lojas maçônicas em Teixeira de Freitas, na Bahia, no Brasil e no mundo”,  destacou o vereador Sargento Berg.

Segundo o vereador Sargento Berg, a maçonaria é uma sociedade universal, cujos membros cultivam o aclassismo, a humanidade, a irmandade, a solidariedade e cultiva os princípios da liberdade, da democracia, igualdade, fraternidade e aperfeiçoamento intelectual. A maçonaria admite que todo homem é livre e possui bons costumes, não faz distinção de raça, religião, ideário político ou posição social. Suas únicas exigências são que o candidato possua um espírito filantrópico e de buscar sempre a perfeição.

Existem, no mundo, aproximadamente 6 milhões de integrantes espalhados pelos 5 continentes. 3,2 milhões nos Estados Unidos, 1,2 milhões no Reino Unido e 1,0 no resto do mundo. No Brasil existem aproximadamente 174 mil maçons e 4.700 lojas, entre os filiados às Grandes Lojas estaduais, os filiados ao Grande Oriente do Brasil e os filiados aos Grandes Orientes estaduais.

“A casa do povo que é a primeira e final guardiã dos interesses coletivos dos munícipes, coletividade de que também se beneficia das valiosas ações da maçonaria, deve reconhecer a importância desta instituição, sobretudo, na data especial que comemora a figura do maçom neste dia 20 de agosto de 2018”, celebrou o vereador Sargento Berg. (Por Alexandra Silva).