18 de Maio: CMTF participa do evento “Faça Bonito”, promovido pela Secretaria de Assistência Social

19 de maio de 2022 às 10:25

A CMTF, representada pelos vereadores Ariston Pinheiro (PSDB), Clemeson do Postinho (DEM) e Jucélio Silva (AVANTE), participou do evento “Faça Bonito”, realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, em referência ao dia 18 de Maio, Dia do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. O ato aconteceu na manhã de ontem (18), e contou, também, com a cobertura da Rádio Câmara.

Em uma passeata, com cartazes, faixas e flores na cor laranja, servidores da Prefeitura Municipal, vereadores e apoiadores do evento caminharam pelo centro de Teixeira de Freitas, promovendo a conscientização da população, acerca da proteção das crianças e dos adolescentes contra o abuso sexual.

“Esta é uma campanha muito importante, sabemos da importância desse tema, tendo em vista que as crianças e os adolescentes do nosso município e do Brasil todo, são explorados sexualmente. Hoje é o dia de combater esse abuso, e a Secretaria de Assistência Social está fazendo um lindo trabalho, e nós, vereadores, como representantes da sociedade, estamos aqui para fortalecer esse movimento”, comentou o Vereador Jucélio, durante a participação no evento.

Também presente na caminhada, o Vereador Ariston ressaltou a importância do comparecimento do Legislativo em atos como esse. “Esta é uma oportunidade de participar de um evento grandioso, pois temos a obrigação de defender nossas crianças e adolescentes. Esse tema do abuso tem nos preocupado, e agradecemos ao Secretário Marcelo Teixeira por ter proporcionado esse momento, para discutirmos e mostrarmos ao município a necessidade de protegermos nossas crianças”, declarou o edil.

Ainda durante o movimento, o Vereador Clemeson do Postinho falou sobre o tema. “Quero parabenizar a Prefeitura por este evento, porque Teixeira de Freitas vive essa triste realidade de exploração sexual de nossas crianças e adolescentes, todos os dias, na casa de um vizinho, na casa de um amigo e, às vezes, até dentro de casa. Escute seu filho, você tem que fazer um processo de investigação, para descobrir o mais rápido possível, porque os criminosos têm que ser presos”, alertou Clemeson.

É importante lembrar que o Dia 18 de Maio foi instituído pela Lei Federal nº 9.970/2000, tendo como referência o crime bárbaro que aconteceu nesse dia, em 1973, na cidade de Vitória – ES, conhecido como “Caso Araceli”. Além disso, a exploração sexual infantil é crime hediondo, pela Lei Federal nº 12.978/2014, e pode ser denunciada anonimamente pelo Disque 100.

✍️ Pollyana Teixeira